quarta-feira, 9 de julho de 2008

Laboratório de Diagnóstico de Doenças Virais

A pecuária está entre os grandes méritos do Brasil, sendo reconhecida como parte essencial da economia do país, tanto frente ao comércio internacional quanto para o consumo interno. O país está entre os grandes exportadores de carne bovina, suína e de aves.
A garantia de um rebanho saudável é parte essencial para assegurar a boa produção e competitividade no comércio internacional, o que gera a necessidade de um órgão de defesa sanitária animal eficiente e atualizado para combater as enfermidades que ameaçam a pecuária brasileira. É através de ações no campo, confirmadas e com o suporte de ações laboratoriais, que ocorre o controle e erradicação eficientes das doenças declaradas de maior importância pela Organização Mundial de Saúde Animal.
O Laboratório de Diagnóstico de Doenças Virais (LDDV) do LANAGRO/MG é parte do sistema de defesa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Sua meta é trabalhar no diagnóstico de doenças virais, inquéritos epidemiológicos, controle de vacinas, desenvolvimento de metodologias para o combate a peste suína clássica, doença de Aujeszky, febre aftosa, estomatite vesicular, gastroenterite transmissível dos suínos, circovírus súino, vaccinia vírus, parapox vírus, rinotraqueíte infecciosa bovina e diarréia viral bovina. Profissionais treinados e em constante atualização ainda treinam profissionais para habilitação no diagnóstico de anemia infecciosa eqüina.
As práticas de diagnóstico implantados no LDDV contam com metodologias avançadas como PCR em Tempo Real e Seqüenciamento, sem abandonar as práticas antigas consideradas padrão pela comunidade internacional. Os resultados rápidos e confiáveis são essenciais para o combate aos focos das enfermidades.
Os inquéritos epidemiológicos são parte essencial dos programas de erradicação, certificando a sanidade dos rebanhos brasileiros. Seus resultados são essenciais para demonstrar as áreas livres de enfermidade do país para a comunidade internacional, o que valoriza o produto nas negociações e permite passar pelas barreiras sanitárias.
O LDDV é parte integrante de um sistema do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento cuja meta é garantir a proteção dos rebanhos nacionais, permitindo uma produção eficiente e competitiva.

Fonte: Laboratório de Virologia do LANAGRO/MG - Pedro Leopoldo

Nenhum comentário: