quarta-feira, 9 de julho de 2008

Laboratório de Biossegurança Nível 3+

A cadeia de produção de proteína animal representa hoje para o Brasil números significativos no PIB nacional. Parte dessa produção é exportada e gera divisas para o país. Essa exportação é dependente da garantia da qualidade sanitária do rebanho nacional. Essa garantia é dada em parte pelos trabalhos realizados na rede laboratorial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O Laboratório de Biossegurança Nível 3+ do LANAGRO-MG foi construído com o objetivo de dar suporte às ações de defesa agropecuária do MAPA, visando atender os programas de controle e erradicação de doenças como a Febre Aftosa, Peste Suína Clássica e outros agentes infecciosos que requeiram um alto nível de biossegurança para manipulação desses microorganismos.
O Laboratório funciona de acordo com padrões internacionais de biossegurança e possui entre outras características ambiente hermético, portas com juntas ativas controladas por senha de acesso, área limítrofe com o exterior e outras áreas protegidas por vestiários com portas herméticas intertravadas, eclusas, autoclaves de fronteiras, airlocks, ambientes de pressão negativa, isto é, com fluxo de ar direcionado da área menos contaminada para a área mais contaminada e daí para os filtros absolutos, dampers herméticos, gerador de energia e nobreak, retirada de materiais que entraram no laboratório somente após esterilização, tratamento térmico de efluentes e supervisão informatizada das instalações, procedimentos e equipamentos. Além disso, são obrigatórios o uso de uniforme exclusivo para a área biocontida e o banho antes de sair dessa área.

Esse laboratório atenderá, a princípio, as demandas de controle de inocuidade de vacinas para febre aftosa, dos testes de diagnóstico em amostras de animais suspeitos de febre aftosa, do diagnóstico confirmatório de febre aftosa de animais em trânsito e nos monitoramentos de áreas livres da doença. Além disso, o laboratório poderá ser utilizado para quaisquer outras demandas dos programas nacionais de erradicação de doenças, como por exemplo, diagnóstico e controle da vacina para peste suína clássica, avaliação de produtos biológicos importados para enfermidades exóticas no Brasil (exemplo, sêmen e embriões) e certificação do estado sanitário de animais importados (exemplo, reprodutores).
Fonte: Laboratório de Virologia do LANAGRO/MG - Pedro Leopoldo

Nenhum comentário: